Tv Internauta Sua Tv na Internet

SP autoriza desapropriação de quase 900 m² na Liberdade para obras da Linha 6-Laranja

SP autoriza desapropriação de quase 900 m² na Liberdade para obras da Linha 6-Laranja Reprodução/TV Globo O governo de São Paulo autorizou a desapropriaç...

SP autoriza desapropriação de quase 900 m² na Liberdade para obras da Linha 6-Laranja
SP autoriza desapropriação de quase 900 m² na Liberdade para obras da Linha 6-Laranja (Foto: Reprodução)

SP autoriza desapropriação de quase 900 m² na Liberdade para obras da Linha 6-Laranja Reprodução/TV Globo O governo de São Paulo autorizou a desapropriação de uma área de quase 900 m² na Liberdade, região central da capital paulista, para a construção da Linha 6-Laranja do Metrô. A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial do estado. O espaço, de 896,73m², ocupa uma parte da Rua Doutor Siqueira Campos. Os imóveis afetados vão do número 299 até o 331. No entanto, segundo a publicação, a medida não impacta as propriedades dentro da área que sejam de órgãos públicos. Também segundo o governo do estado, a Linha Universidade S/A, concessionária responsável pela obras na Linha 6-Laranja, está autorizada a pedir urgência na Justiça para desapropriar os terrenos. As despesas ficarão a cargo do governo estadual. A Linha-6 vai ligar a Zona Norte ao Centro da capital paulista e contará com 15 estações subterrâneas, com conexões com as linhas Azul, Amarela, Rubi e Diamante. A expectativa é atender cerca de 630 mil passageiros por dia. A reportagem procurou o governo estadual e a concessionária para se manifestarem sobre o assunto, mas não haviam dado retorno até a última atualização desta reportagem. Governo de SP recebe 1º trem da Linha 6-Laranja; previsão de operação é para 2026 Constantes atrasos na entrega A previsão de entrega era 2012. No entanto, o projeto só foi oficialmente lançado pelo governo do estado em agosto de 2011. O edital foi publicado em 2013, com o contrato assinado em dezembro do mesmo ano. Com investimento superior a R$ 10 bilhões e contrato de concessão por 25 anos, a previsão de início da operação era 2020. As obras, porém, foram suspensas em 2016, e o contrato com o consórcio responsável, rescindido em 2018. Somente em 2020 as obras foram retomadas, após a concessão ser assumida pela Linha Uni, empresa responsável pela nova fase do projeto. A previsão, então, passou a ser 2025, mas o prazo voltou a ser adiado. Agora, o governo do estado trabalha com a estimativa de que os trens comecem a operar em setembro de 2026. LEIA TAMBÉM: Governo de SP recebe 1º trem da Linha 6-Laranja; após atrasos, previsão de operação é para 2026